Lagoa da Pampulha
Conhecida por suas montanhas, como o próprio nome traz, Belo Horizonte se mostra como uma cidade rodeada de belos pontos turísticos. Entre museus e praças, a capital mineira traz grande diversidade de locais e estilos, permitindo aos turistas conhecer a capital através de diversos locais.
Entre os pontos turísticos, aquele que mais se destaca é a Lagoa da Pampulha. Conhecida e frequentada por grande parte da população, ao decorrer pelos 18 km da orla, podemos conhecer diversos ícones culturais e turísticos. Os principais pontos turísticos da Lagoa da Pampulha são: o Museu de Arte Moderna; a Igreja de São Francisco; a Casa Kubitscheck; a Casa do Baile; o Ginásio Mineirinho e o Estádio Mineirão e o Parque Ecológico da Pampulha, onde se encontra o Memorial da Imigração Japonesa e o famoso Jardim Japonês.
Além de acomodar os mais belos pontos turísticos de BH, a Lagoa da Pampulha é palco de diversos eventos de grande notoriedade nacional e internacionalmente. Dentre estes podemos citar a “Volta Internacional da Pampulha”, a qual já é realizada a 22 anos e atrai, anualmente, cerca de 15.000 pessoas de diversas localidades.
Praça da Liberdade
Conhecida por seu amplo complexo paisagístico e arquitetônico, a Praça da Liberdade traz a cidade uma expressiva amostra dos mais variados e belos estilos que marcaram a capital de Minas. Entre diversos prédios os quais constituem o Circuito Cultural Praça da Liberdade, estes trazem ao público diversos museus e espaços culturais com entrada gratuita. Dentre eles podemos citar o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais, o Museu das Minas e do Metal, o Espaço do Conhecimento da UFMG, a Casa FIAT de Cultura e não poderíamos deixar de citar o aclamado Palácio da Liberdade e o Edifício Niemeyer.
Praça do Papa
A Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, é uma importante praça localizada no bairro das Mangabeiras, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Situa-se próxima à base da Serra do Curral, ao final da Avenida Agulhas Negras e a mais de 1.100 m de altitude, a praça foi escolhida como local de recepção para vinda do Papa João Paulo II à cidade em 1980. Considerada um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, a praça também é conhecida pelo “Monumento à Paz”. Inaugurado em 1983, o monumento composto por uma escultura de 24 metros de altura e pesando 92 toneladas, foi projetada pelo artista plástico Ricardo Carvão, o qual buscou representar a fé e benção de Deus. Ao lado dele foi erguida uma cruz, que simboliza a cristandade.
Avenida Afonso Pena
A Avenida Afonso Pena é uma das principais avenidas da cidade de Belo Horizonte. Inaugurada à época da fundação da nova capital de Minas Gerais, é o coração econômico e um dos referenciais urbanos belo-horizontinos. Estende-se por 4,3 km no sentido noroeste, onde encontramos uma enorme riqueza arquitetônica em estilos de distintas épocas e diversos pontos históricos e culturais, bem como edificações públicas. Destacam-se o Cine-Teatro Brasil, o Café Nice, o Centro Cultural do Instituto Moreira Salles, o Edifício Acaiaca, a Igreja de São José, o prédio da Prefeitura Municipal, o Parque Municipal, o Teatro Francisco Nunes, o Palácio da Justiça Rodrigues Caldas, o Edifício Automóvel Clube, o antigo Conservatório da Universidade Federal de Minas Gerais, o Palácio das Artes e a Bolsa de Valores Minas-Espírito Santo-Bahia. Aos domingos, a área compreendida entre as ruas dos Guajajaras e da Bahia abriga a Feira de Artes e Artesanato, conhecida por sua variedade em produtos e extensão.
Mercado Central
E por fim, os temperos, aromas, sabores, crenças, cores: características marcantes do mercado mais querido de Belo Horizonte. Há nove décadas, o Mercado Central é ponto turístico para quem vem de fora e ponto de encontro para quem vive na cidade. Com uma grande variedade de itens da culinária mineira, o local também traz ao público deliciosos pratos, artefatos mineiros, artesanato, entre outros.
Atualmente, o mercado possui mais de 400 lojas, oferece serviço de informações bilíngue, atrai todos os dias milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo e, em seus corredores, guarda grandes memórias e muitas histórias.
Referências:
A História da Praça do Papa-Praça Israel Pinheiro. 2021. Disponível em: <https://www.pracadopapa.com.br/historia-da-praca-do-papa/>. Acesso em: 19/01/2022.
Lagoa da Pampulha. Disponível em: <https://www.lagoadapampulha.com.br/>. Acesso em: 19/01/2022.
O Mercado Central. 2020. Disponível em: <https://mercadocentral.com.br/>. Acesso em: 19/01/2022.
História Circuito da Liberdade. 2021. Disponível em: <http://www.circuitoliberdade.mg.gov.br/pt-br/>. Acesso em: 19/01/2022.