Programação

Venha, assista e interaja!

O 9º Festival do Japão em Minas contará com uma série de apresentações de grupos culturais, que acontecem no palco principal, além de exposições, estandes de vendas, área gastronômica, oficinas e muito mais.

Dia 28/02 • Sexta-Feira

14h00 Concerto didático com o Grupo Rio Nikkei Taiko (RJ)
15h00 Concerto didático com a Orquestra Jovem Ramacrisna (MG)
16h00 Demonstração de  Mangá – Thiago Spyked (SP)
16h30 Demonstração de Revoadas de Pipa com Ken Yamazato e Angelaísa Toyota
17h00 Coral Miriam Otachi (SP)
17h30 Shiawase Soran, Hanabi Soran – Academia Corpus Line (SP)
18h00 Rio Nikkei Taiko (RJ)
19h30 Equipe de Judô do Minas Tênis Clube (MG)
20h00 Grupo Odori Sumirê – AMCNB (MG)

Dia 29/02 • Sábado

11h00 Pop Mania –  Nipo Campinas (SP)
12h00 Rizumu Taiso, Bon Odori – ALCES (SP)
12h30 Shiawase Soran, Hanabi Soran – Academia Corpus Line (SP)
13h00 Rio Nikkei Taiko (RJ)
14h00 Mitsuba Yosakoi Soran – Nipo Campinas (SP)
14h30 Apresentação de Aikido – Rômulo Lagares (MG)
15h00 Mitsuba Wadaiko – Nipo Campinas (SP)
15h30 Rizumu Taiso – ALCES e  Academia Corpus Line (SP)
16h00 Rio Nikkei Taiko (RJ)
16h30 Premiação Concurso Mangá (MG)
17h00 Coral Miriam Otachi E Instrumental Koto E Shakuhati (SP)
17h30 Pop Mania – Nipo Campinas (SP)
18h00 Grupo Odori Sumirê – AMCNB (MG)
18h30 Grupo de Taiko Raiki Daiko – AMCNB (MG)
19h30 Concurso Miss Nikkey Minas Gerais (MG), Por Kendiyamai (SP)
20h30 Apresentação em Koto da Miwakai: música Matsurika por Junko Ide e Hilton Cassiano (SP)
21h00 Resultado do concurso Miss Nikkey Minas Gerais

Dia 01/03 • Domingo

10h30 Bon Odori –Mitsuba Yosakoi Soran Nipo Campinas (SP)
11h00 Rizumu Taiso, Bon Odori – ALCES (SP)
11h30 Shiawase Soran, Hanabi Soran –- Academia Corpus Line (SP)
12h00 Mitsuba Wadaiko – Nipo Campinas (SP)
12h30 Show com Takeshí Nishimura, Yoshiaki Shinde e Angelaísa  Toyota (SP)
13h00 Shiawase Soran, Hanabi Soran –- Academia Corpus Line (SP)
13h30 Rio Nikkei Taiko (RJ)
14h00 Pop Mania Nipo Campinas (SP)
14h30 Rizumu Taiso, Bon Odori – ALCES (SP)
15h00 Desfile Moda Harajuku (MG)
15h30 Concurso Cosplay Festival do Japão em Minas (MG)
16h30 Grupo de Kendo e Iaido – AMCNB (MG)
17h00 Sorteio de Passagens Aéreas para o Japão – Emirates (RJ)
17h30 Grupo Odori Sumirê –  AMCNB (MG)
18h00 Grupo de Taiko Raiki Daiko – AMCNB (MG)

Artes Marciais

O Festival do Japão conta com várias apresentações das Artes Marciais. Conheça aqui um pouco dessas importantes práticas da cultura japonesa.

As Artes Marciais:

JUDO
JU – SUAVIDADE
DO – CAMINHO

O judô moderno  (o caminho da suavidade) é baseado nas melhores técnicas antigas do jujutsu, evoluindo para uma arte refinada, visando desenvolver, o aperfeiçoamento físico, a evolução dos praticantes na formação do caráter através da disciplina moral e mental. É a aplicação do poder mental e espiritual à eficiência corporal,  na busca dos valores humanos e de bem-estar pelos caminhos do esporte, baseados nos ensinamentos do bushido.

O Judo é praticado no mundo inteiro e aqui no Brasil, é uma modalidade esportiva mais populares, praticada em todo território nacional.

AIKIDO
AI – HARMONIA
KI – ENERGIA
DÔ – CAMINHO

Nasceu de uma conjunção dos princípios das artes marciais a partir do kiaijutsu , buscando coordenar e unir as atividades do corpo e da mente com as leis da natureza.

O aikido é uma arte surgida após a Segunda Guerra Mundial. Nasceu da observação de que no mundo moderno o homem estava distanciando cada vez mais das suas origens naturais do ser humano. Ao considerar que o homem  não é constituído somente de corpo, mas também de mente e espírito, procurou harmoniza-lo (aí) buscando unificar os três elementos através da energia (ki) do caminho (dô), seguindo os princípios do código de honra dos samurais (bushido).

Nessa arte busca-se a harmonia (ai), despertando a mente e o espírito (ki) pelos caminhos do dô, por isso seu nome AIKIDO.

O Aikido é praticado no Japão e no mundo por ser uma arte marcial que requer pouca força e não se destina a habilitar pessoas para as competições.

KENDO
KEN – ESPADA
DO – CAMINHO

Teve origem no kenjutsu  – a arte da espada, que passou a ser praticada como modalidade esportiva do Japão moderno, seguindo o caminho da elevação espiritual baseado nos princípios do bushidô e da arte marcial dos antigos samurais.

Utiliza-se simbolicamente uma espada de bambu (shinai) no lugar da verdadeira espada, considerada a alma do samurai.

O Kendo praticado atualmente como esporte devem ser ressaltadas a preservação e a transmissão das qualidades pessoais de um guerreiro, tais como a coragem, a determinação, o destemor, a concentração, a intuição (o sexto sentido), a habilidade e a disciplina, que são praticadas através do manejo do shinai (espada de bambu), incorporando a arte da espada e o espírito guerreiro de um samurai.

Estima-se que  mais de 8 milhões de pessoas no mundo inteiro praticam o kendo na atualidade, sendo aproximadamente 2 milhões no Japão. Pratica-se  como esporte extracurricular na grande maioria das escolas no Japão, em todos os níveis.

NINJUTSU
NIN – ARTE NINJA
JUTSU – TÉCNICA

Essa arte marcial surgiu no Japão feudal, período entre guerras de unificação. Num período histórico de mais de 900 anos, havia na sociedade a forte presença dos SAMURAIS (os soldados do front de batalha) e dos NINJAS, que seguiam um código de conduta diferente dos Samurais. O Ninjutsu usa assim a tradição das técnicas de guerra para a defesa pessoal, promovendo nos dias atuais a cultura da paz e da liberdade.

Concurso Cosplay

O concurso de Cosplay que acontecerá no 9º Festival do Japão em Minas às 15h30 do dia 1ª de março (domingo), tem o objetivo de mostrar aos presentes um pouco dessa tendência símbolo da cultura pop japonesa.
O concurso contará com troféu de premiação para os 1º, 2º e 3º lugares.

Sobre o Cosplay
Cosplay é a abreviação do termo em inglês costume play (costume/fantasia+play/agir), podendo ser traduzido como “representação de personagem a caráter”. Os cosplayers se fantasiam de personagens oriundos de animes, mangás, quadrinhos, jogos ou ainda de grupos musicais.

Informações importantes:

  1. Não será permitido entrar com réplicas de armas de metais e ou vidro e artifícios de efeitos pirotécnicos.
  2. Armas de Nerf ou Airsoft só serão permitidas se estiverem devidamente sinalizadas com a ponta laranja, sem nenhum tipo de munição e com o gatilho travado.
  3. Katanas e afins são considerados armas brancas e só poderão ser usados por cosplayers se forem feitos de espuma, E.V.A, papelão, isopor, papel ou madeira.
  4. Serão proibidas toda e qualquer vestimenta imprópria (pessoas de toalhas, sungas, biquínis, roupas íntimas, sem roupas ou similares).A pessoa será convidada a se retirar do evento.

 

Desfile Moda Harajuku Fashion

Desfile Moda Harajuku Fashion
O Desfile Moda Harajuku Fashion que acontecerá no dia 01 de março às 15 horas no  9º Festival do Japão em Minas, tem o objetivo de mostrar aos presentes um pouco da moda urbana, tendência símbolo da cultura pop japonesa.

Sobre a moda urbana japonesa
O Harajuku Fashion é uma categoria de moda que abrange muitas vertentes, sendo que nas meninas prevalece a moda Lolita. Mas há uma característica que é única no Harajuku Fashion: originalidade. A ordem aqui é mesclar itens com autonomia, com arranjos criativos.

Para se inscrever basta acessar este link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfaobSInZiXlzDfCx7rwSiWEgNle9u6q7SY30tkKw_4Mt4uuQ/viewform

Cerimônia do Chá

A cerimônia do chá é uma manifestação que poderia ser considerada a síntese de todas as manifestações culturais do Japão, onde se  encontram os conceitos contemplativos e meditativos do zen, assim como os princípios da vivência humana do , praticados e apreciados através das simbologias e da subjetividade estética e emocional que caracterizam as cerimônias tradicionais do Japão.

Esta cerimônia vai muito além de uma simples degustação de chá; ela é um verdadeiro caminho praticado para despertar e conscientizar os valores humanos pelos caminhos da disciplina do , como revela seu nome em japonês, chadô – ou sado – a cerimônia do chá.

Os quatro princípios:

Wa = Harmonia
Manter boas relações entre as pessoas é viver em harmonia, que é a base do relacionamento não só na sociedade humana como também na reunião de chá.

Kei = Respeito
É o respeito mútuo entre as pessoas, com modéstia e discrição consigo mesmo. Assim sendo, a reunião de chá poderá transcorrer sob uma atmosfera harmoniosa, transcendendo os caprichos pessoais.

Sei = Pureza
Não só da aparência externa, mas também do coração. No chadô é importante dedicar esforço para tornar o coração puro, eliminando as impurezas mentais.

Jaku = Tranquilidade
É a serenidade imperturbável presente em qualquer circunstância. Qualquer que seja a situação no cotidiano, é importante manter o espírito calmo.

 

Espaço Cultura Pop

Com enorme popularidade, a Cultura Pop Japonesa compreende um conjunto de produtos que incluem o Mangá (história em quadrinhos), o Anime (desenho animado), o Live-action (gravação com atores, nas categorias tokusatsu, super sentai e dorama), o Vídeo game, a Japanese-music, os Cosplays (fantasias baseadas nos personagens). O Japão pode ser considerado um dos maiores exportadores do mundo de cultura pop.

Assim, na atualidade, temos o reconhecimento da cultura tradicional japonesa aliada à moderna Cultura Pop. No Brasil, essa manifestação cultural teve início com as mídias audiovisuais na década de 60, tendo como destaque o National Kid como primeiro live-action exibido nacionalmente.

No 9º Festival do Japão em Minas, além das diversas atividades e manifestações culturais, teremos também o Espaço da Cultura Pop, com uma programação especial para o público adepto a essa.

Em breve mais informações. 

Miss Nikkey Minas Gerais 2020

Participe do Miss Nikkey Minas Gerais 2020 !

O Concurso Miss Nikkey Minas Gerais 2020 será realizado no dia 29/02, sábado, às 19h30min, durante o 9º Festival do Japão em Minas.

O objetivo do concurso é promover a integração de descendentes de japoneses de várias cidades, divulgar a beleza nipo-brasileira, preservar e divulgar a cultura japonesa e o desenvolvimento pessoal das participantes.  

A vencedora receberá o título de Miss Nikkey Minas Gerais 2020, ganhará a viagem para São Paulo para disputar o título de Miss Nikkey Brasil 2020 no dia 11/07/2020 com candidatas de várias cidades e estados do Brasil, além de receber outros prêmios. 

As inscrições são gratuitas e para participar, basta entrar no www.missnikkey.com.br, clicar em MINAS GERAIS e preencher todo o cadastro e anexar fotos. 

Inscrições até dia 10 de fevereiro

Podem participar candidatas com ascendência japonesa de qualquer grau, inclusive mestiças, de 15 a 30 anos de idade.

As garotas que já participaram nas edições anteriores poderão participar novamente, somente a 1a colocada dos concursos anteriores não poderá participar novamente. 

As candidatas desfilarão com 3 trajes no concurso: vestido longo, Traje japonês (será emprestado pela produção) e traje casual. 

Para mais informações mande um e-mail para misscontato@yahoo.com.br

Palestras e Workshops Diversidade da Culinária Japonesa

Dia 28 de fevereiro (sexta feira)
16:30 às 17:00 Degustação de Chá Japonês, com Paula Batista (ACCTBJ)
17:30 às 18:30 Oficina de Okonomiyaki,  com Flávio Nakaoka (ABGJ)
19:00 às 20:00 Oficina de Misoshiru Crocante UAI, com Luciano Avellar (SENAC)
20:30 às 21:30 Oficina de Karê, com Flávio Nakaoka (ABGJ)

Dia 29 de fevereiro (sábado)
11:00 às 12:00 Oficina de Okonomiyaki, com Flávio Nakaoka (ABGJ)
12:30 às 13:30 Oficina de Karê, com Flávio Nakaoka (ABGJ)
14:00 às 15:00 Oficina de Salada Harusame, com Beto Haddad (SENAC)
15:30 às 16:30 Oficina de Salada Harusame, com Beto Haddad (SENAC)
17:00 às 18:00 Oficina de Salada Harusame, com Beto Haddad (SENAC)
18:30 às 19:30 Oficina de Musse de Matcha, com Kazumine Nohara (Embaixada)
20:00 às 21:00 Oficina de Karê, com Flávio Nakaoka (ABGJ)

Dia 01 de março (domingo)
11:00 às 12:00 Oficina de Okonomiyaki  com Flávio Nakaoka (ABGJ)
13:00 às 14:00 Oficina de Sobá PANC, com Luciano Avellar (SENAC)
14:30 às 15:30 Oficina de Musse de Matcha, com Kazumine Nohara (Embaixada)
16:00 às 17:00 Oficina de Sobá PANC, com Luciano Avellar (SENAC)
17:30 às 18:00 Degustação de Chá Japonês, com Paula Batista (ACCTBJ)


FLAVIO NAKAOKA

  • Neto de imigrantes japoneses.
  • Graduado em Ciência da Computação pela USCS Universidade de São Caetano
  • Pós Graduação em Gestão de Projetos pela USP
  • Vice Presidente da Assoc. Nipo Brasileira de São Caetano do Sul
  • Bolsista em 2013 Community Developer  pela JICA – Japan International Cooperation Agency 
  • Presidente da ABJICA  – Associação dos Bolsistas JICA gestão 2018/2020
  • Presidente da ABGJ – Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa gestão 2017/2020
  • Desenvolve e participa de diversas atividades e eventos em prol da divulgação da cultura e da gastronomia japonesa como: Cursos de Lamen, Wagashi, dorayaki, Okonomiyaki, Tamaki, Soja, entre outros temas.
  • Atuou efetivamente no preparo de 1500 udons no Festival de Promissão durante a visita da Princesa Mako com a participação de 60 voluntários.
  • Atualmente é Assessor ambiental do SAESA – Sistema de Águas e Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano do Sul.
  • Desenvolve politicas públicas e projetos sócio ambientais inspirados no modelo japonês. 

PAULA BATISTA

  • engenheira agrônoma
  • fiscal agropecuária estadual
  • gestora de programas e projetos do agronegócio mineiro há mais de 10 anos
  • especialista em qualidade vegetal e análise sensorial de alimentos
  • jurada de concursos nacionais de qualidades de bebidas
  • Desenvolve atividades de promoção da cultura japonesa através do chá, ministrando aulas, workshps e palestras de chá em instituições de ensino e eventos particulares e oferecendo degustações comentadas de produtos
  • Ex bolsista da JICA em 2019 no curso de Marketing de produtos locais
  • Atualmente é Diretora de Sustentabilidade da ACCTBJ

 

BETO HADDAD:

  • Cozinheiro profissional desde 1990
  • Restaurantes onde atuou: Bagdá Café, Kyoto, Hokkaido, Sushi Thai , The Art From Mars, Bangkok.
  • Professor universitário desde 2005: Faculdade Estácio de Sá , Instituto Federal de Ouro Preto , Faculdade SENAC – MG e Faculdade Patos de Minas.

 

LUCIANO AVELLAR:

Chef Executivo de Cozinha do Senac Minas, e professor de gastronomia. Luciano Avellar tem formação em Administração, MBA em Gestão Gastronômica e Hoteleira e teve seus primeiros contatos com a cozinha durante o curso de Cozinheiro no Hotel Senac Grogotó em Barbacena – MG e se aperfeiçoou na famosa Escola de Hotelaria Do Porto em Portugal. Com a experiência adquirida à frente de vários restaurantes no Brasil e na Europa, hoje o Chef além de atuar na Instituição SENAC MG, ajuda empresários do setor de alimentação fora do lar a melhorarem seus cardápios e resultados, através do trabalho de sua empresa de consultoria a “Avellar Consultoria”.

Kazumine Nohara

Chef da residência oficial do Embaixador do Japão, em Brasília. Sua especialidade é a culinária japonesa e desde 2017 tem atuado como o responsável pela cozinha da residência oficial no Brasil. Anteriormente, esteve no México (2014-2017) e Arábia Saudita (2012-2014)

 

 

Quando?!

28 e 29 de fevereiro e
01 de março de 2020

Horários

28 de fevereiro, Sexta-feira
 14h às 22h
29 de fevereiro, Sábado 
10h às 22h
01 de março, Domingo
10h às 19h

Onde?!

EXPOMINAS - Belo Horizonte
Av. Amazonas, 6200

Quanto?!

R$20,00 inteira
R$10,00 meia-entrada*
por dia de evento
*conforme Lei Municipal nº 9.070/2005
e Lei Federal nº 12.933/2013