Programação

Venha, assista e interaja!

O 7º Festival do Japão em Minas contará com uma série de apresentações de grupos culturais, que acontecem gratuitamente durante o evento no palco principal, além de exposições, estandes de vendas de produtos, área gastronômica e muito mais.

Especialmente vindo do Japão para o evento, teremos a dupla Waonwagi, composta pelo performer de Kendama, Yusuke Ito, e pelo artista de Shamisen, Pierre Ono.  Entre as apresentações artísticas nacionais, estão confirmados grupos para mostrar a beleza e força da música e tradição japonesas: Hikari Daiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de Brasília e Ishin Yosakoi Soran e Kagura do Brasil, de São Paulo. A dança dos dragões – Kagura – é geralmente apresentada nos santuários Xintoístas. Além disso, o evento valoriza os grupos locais, com diversas apresentações em sua programação. 

Confira abaixo programação completa, por dia, das atrações que acontecerão no palco principal do evento:

Dia 23/02 • Sexta-Feira

• 14h30 – Undokai (Gincana) no palco
• 15h – WADAN Taiko Ensemble (SP)
• 16h – Apresentação “Valsa das Pipas” – Ken Yamazato (SP)
• 17h – Demonstração de Mangá – Ricardo Tokumoto (MG)
• 18h – Grupo Sumire Odori da AMCNB (MG)
• 19h – Ninjutsu Bujinkan Dojo de Belo Horizonte (MG)
• 19h30 – Equipe de Judô do Minas Tênis Clube  (MG)
• 20h30 – Raiki Daiko da AMCNB (MG)

Dia 24/02 • Sábado

• 10h30 – Grupo Sumire Odori da AMCNB (MG)
• 11h – Ryukyu Koku Matsuri Daiko – Taiko de Okinawa (DF)
• 12h – Grupo IshinYosakoi Soran (SP)
• 13h – Hikari Daiko – Taiko Wadaiko (DF)
• 14h – Grupo Kagura do Brasil – Yamata no Orochi (SP)
• 15h – Ryukyu Koku Matsuri Daiko – Taiko de Okinawa (DF)
• 16h – Grupo Kagura do Brasil – Ebisu (SP)
• 17h – Yaeko Nonaka e Akira Ito – Música Enka (MG)
• 18h – Grupo Ishin Yosakoi Soran (SP)
• 19h – Dupla Waon Wagi – Yusuke Ito e Pierre Ono (Japão)
• 19h30 – Concurso Miss Nikkey Minas Gerais com Kendi Yamai
• 20h30 – Hikari Daiko – Taiko Wadaiko (DF)
• 21h – Resultado do Concurso Miss Nikkey Minas Gerais com Kendi Yamai

Dia 25/02 • Domingo

• 10h30 – Grupo Sumire Odori da AMCNB (MG)
• 11h – Grupo Ishin Yosakoi Soran (SP)
• 11h30 – Yaeko Nonaka e Akira Ito – Música Enka (MG)
• 12h – Ryukyu Koku Matsuri Daiko – Taiko de Okinawa (DF)
• 12h30 – Grupo Kagura Do Brasil – Yamata no Orochi (SP)
• 13h – Hikari Daiko – TaikoWadaiko (DF)
• 13h30 – Concurso Moda Harajuku (MG)
• 14h30 – Dança J-POP (MG)
• 15h30 – Dupla Waonwagi – Yusuke Ito e Pierre Ono (Japão)
• 16h – Sorteio das Passagens Aéreas para o Japão – EMIRATES (RJ)
• 16h30 – Concurso Cosplay Festival do Japão em Minas com Kendi Yamai
• 18h – Banda Platonic Dolls (MG)

Artes Marciais

O Festival do Japão conta com várias apresentações das Artes Marciais. Conheça aqui um pouco dessas importantes práticas da cultura japonesa.

As Artes Marciais

BUJUTSU
BU – GUERRA
JUTSU – TÉCNICA

Bujutsu é a base de todas as artes marciais conhecidas e praticadas nos dias de hoje sob diversas modalidades de BUDÔ. É também o nome que se dá genericamente às artes guerreiras dos samurais. Cada feudo possuía sua própria escola, ou (estilo), pela qual eram observadas as regras chamada KATA, que se explica o fato de existirem  muitas escolas com regras especificas.

As artes marciais foi adaptada  para ser praticada com fins esportivos e voltada para a formação do individuo e do seu caráter, despertando a consciência cívica baseada nos princípios filosóficos e doutrinários do DO, razão pela qual passaram a se utilizar o sufixo  DO (CAMINHO) no lugar do jutsu (técnica).

A contribuição dos samurais à cultura japonesa constitui-se em uma rica herança cultural que é preservada e praticada até os dias de hoje, enriquecendo o modo extraordinário em sua substancia  e forma o comportamento não só do povo japonês atual, mas também estendendo a sua influencia ao Ocidente através do caminho do guerreiro – o BUSHIDO.

BUSHIDO – caminho do guerreiro
BUSHI – GUERREIRO
DÔ – CAMINHO, DOUTRINA

Desde a Era medieval (Era Kamakura, 1192-1333, até a Era Edo, 1603-1868), o samurai temperou a sua personalidade, consolidando a sua figura como verdadeiro guerreiro, o bushi, criando inclusive uma regra própria de conduta baseada nos costumes e nas práticas que vieram a se constituir no seu código de honra, cerne do bushido – o caminho do guerreiro.

Este código de honra é um conjunto de regras, visando o aperfeiçoamento do caráter do samurai, um guia para orientar a conduta ao longo de sua vida, prezando a honra, a ética, a fidelidade no exercício de seus deveres.

BUSHIDO – Código de honra do guerreiro
GUI – justiça, retidão
YU – coragem, ousadia
JIN    virtude, caráter
MAKOTO – sinceridade, veracidade
GUIRI  – gratidão, agradecimento
MEIYO – honra, dignidade
TYUGUI – devoção, lealdade

KARATE

O karate é originário de Okinawa, no Japão, onde surgiram os três estilos iniciais desta arte marcial: Shuri-te, Naha-te e Tomari-te. A partir destes, derivaram os demais estilos que foram surgindo e que existem até hoje.

Da capital Shuri, veio o Shuri-te, que valorizava a velocidade; enquanto em Naha, surgia o Naha-te, que dava ênfase à força. Da cidade portuária de Tomari, o Tomari-te, que incluia algumas características dos outros dois estilos, especialmente do Shuri-te.

Mais tarde, o Naha-te originou o estilo Goju-Ryu de karate. Shuri-te e Tomari-te deram origem aos estilos Shorin-Ryu, Shito-Ryu, Wado-Ryu e Shotokanquesão os cinco estilos reconhecidos atualmente pela Federação Brasileira de Karate. Há, ainda, o Uechi-Ryu que não deriva dos três estilos iniciais.

Aceito recentemente pelo Comitê Olímpico Internacional para integrar as próximas olimpíadas, em 2020, no Japão, o karate começa a viver uma nova fase. Para promover a modalidade no Brasil, a Fundação Japão traz em fevereiro para o país dois karatecas japoneses do estilo Shotokan.

Os treinadores Okabe Shigehiro, 6º dan, e Ejiri Masahiro, 5º dan, realizarão três apresentações em Belo Horizonte (MG), durante a programação do 6º Festival do Japão de Minas.

Okabe Shigehiro ocupa, hoje, os cargos de diretor executivo na Japan Karatedo Students Federation, diretor executivo e chefe da arbitragem da Kansai Karatedo Students Federation, diretor executivo da Japan Shotokan Karatedo Association e diretor geral da Japan Shotokan Karatedo Association-filial de Osaka.

Ejiri Masahiro, há 15 anos, fundou a academia Seiyukan, na qual leciona para alunos do ensino fundamental, levando-os ao campeonato nacional japonês todos os anos. Ejiri também participa da arbitragem do campeonato mundial anualmente. Atualmente ocupa os cargos de diretor executivo e diretor de arbitragem da Nagano Karatedo Federation.

JUDO – O caminho da suavidade
JU – SUAVIDADE
DO – CAMINHO

O judô moderno  (o caminho da suavidade) é baseado nas melhores técnicas antigas do jujutsu, evoluindo para uma arte refinada, visando desenvolver, o aperfeiçoamento físico, a evolução dos praticantes na formação do caráter através da disciplina moral e mental. É a aplicação do poder mental e espiritual à eficiência corporal,  na busca dos valores humanos e de bem-estar pelos caminhos do esporte, baseados nos ensinamentos do bushido.

O Judo é praticado no mundo inteiro e aqui no Brasil, é uma modalidade esportiva mais populares, praticada em todo território nacional.

AIKIDO – O CAMINHO DAS ESSÊNCIAS VITAIS
AI – HARMONIA
KI – ENERGIA
DÔ – CAMINHO

Nasceu de uma conjunção dos princípios das artes marciais a partir do kiaijutsu , buscando coordenar e unir as atividades do corpo e da mente com as leis da natureza.

O aikido é uma arte surgida após a Segunda Guerra Mundial. Nasceu da observação de que no mundo moderno o homem estava distanciando cada vez mais das suas origens naturais do ser humano. Ao considerar que o homem  não é constituído somente de corpo, mas também de mente e espírito, procurou harmoniza-lo (aí) buscando unificar os três elementos através da energia (ki) do caminho (dô), seguindo os princípios do código de honra dos samurais (bushido).

Nessa arte busca-se a harmonia (ai), despertando a mente e o espírito (ki) pelos caminhos do dô, por isso seu nome AIKIDO.

O Aikido é praticado no Japão e no mundo por ser uma arte marcial que requer pouca força e não se destina a habilitar pessoas para as competições.

KENDO – O  CAMINHO DA ESPADA
KEN – ESPADA
DO – CAMINHO

Teve origem no kenjutsu  – a arte da espada, que passou a ser praticada como modalidade esportiva do Japão moderno, seguindo o caminho da elevação espiritual baseado nos princípios do bushidô e da arte marcial dos antigos samurais.

Utiliza-se simbolicamente uma espada de bambu (shinai) no lugar da verdadeira espada, considerada a alma do samurai.

O Kendo praticado atualmente como esporte devem ser ressaltadas a preservação e a transmissão das qualidades pessoais de um guerreiro, tais como a coragem, a determinação, o destemor, a concentração, a intuição (o sexto sentido), a habilidade e a disciplina, que são praticadas através do manejo do shinai (espada de bambu), incorporando a arte da espada e o espírito guerreiro de um samurai.

Estima-se que  mais de 8 milhões de pessoas no mundo inteiro praticam o kendo na atualidade, sendo aproximadamente 2 milhões no Japão. Pratica-se  como esporte extracurricular na grande maioria das escolas no Japão, em todos os níveis.

NINJUTSU
NIN – ARTE NINJA
JUTSU – TÉCNICA

Essa arte marcial surgiu no Japão feudal, período entre guerras de unificação. Num período histórico de mais de 900 anos, havia na sociedade a forte presença dos SAMURAIS (os soldados do front de batalha) e dos NINJAS, que seguiam um código de conduta diferente dos Samurais. O Ninjutsu usa assim a tradição das técnicas de guerra para a defesa pessoal, promovendo nos dias atuais a cultura da paz e da liberdade.

Concurso Cosplay

O concurso de Cosplay que acontecerá no 7º Festival do Japão em Minas, às 16:30h do dia 25/02, domingo, tem o objetivo de mostrar aos presentes um pouco dessa tendência símbolo da cultura pop japonesa.

O concurso contará com troféu de premiação para os 1º, 2º e 3º lugares.

Sobre o Cosplay

Cosplay é a abreviação do termo em inglês costume play (costume/fantasia+play/brincar), podendo ser traduzido como “representação de personagem a caráter”. Os jovens se fantasiam de personagens oriundos de animes, mangás, quadrinhos, jogos ou ainda de grupos musicais. A diferença do cosplay para uma fantasia comum é que a pessoa incorpora a personagem em todos os aspectos, reproduzindo seus movimentos e trejeitos. Os participantes (ou jogadores) dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers.

Cerimônia do Chá

A cerimônia do chá é uma manifestação que poderia ser considerada a síntese de todas as manifestações culturais do Japão, onde se  encontram os conceitos contemplativos e meditativos do zen, assim como os princípios da vivência humana do , praticados e apreciados através das simbologias e da subjetividade estética e emocional que caracterizam as cerimônias tradicionais do Japão.

Esta cerimônia vai muito além de uma simples degustação de chá; ela é um verdadeiro caminho praticado para despertar e conscientizar os valores humanos pelos caminhos da disciplina do , como revela seu nome em japonês, chadô – ou sado – a cerimônia do chá.

Os quatro princípios:

Wa = Harmonia
Manter boas relações entre as pessoas é viver em harmonia, que é a base do relacionamento não só na sociedade humana como também na reunião de chá.

Kei = Respeito
É o respeito mútuo entre as pessoas, com modéstia e discrição consigo mesmo. Assim sendo, a reunião de chá poderá transcorrer sob uma atmosfera harmoniosa, transcendendo os caprichos pessoais.

Sei = Pureza
Não só da aparência externa, mas também do coração. No chadô é importante dedicar esforço para tornar o coração puro, eliminando as impurezas mentais.

Jaku = Tranquilidade
É a serenidade imperturbável presente em qualquer circunstância. Qualquer que seja a situação no cotidiano, é importante manter o espírito calmo.

Horários da Cerimônia

23/02, sexta-feira – 15h, 16h, 17h, 18h e 19h
24/02, sábado – 11h, 13h, 14h, 16h e 19h
25/02, domingo – 11h, 12h, 13h e 14h

Programação Cultura Pop

Com enorme popularidade, a Cultura Pop Japonesa compreende um conjunto de produtos que incluem o Mangá (história em quadrinhos), o Anime (desenho animado), o Live-action (gravação com atores, nas categorias tokusatsu, super sentai e dorama), o Vídeo game, a Japanese-music, os Cosplays (fantasias baseadas nos personagens). O Japão pode ser considerado um dos maiores exportadores do mundo de cultura pop.

Assim, na atualidade, temos o reconhecimento da cultura tradicional japonesa aliada à moderna Cultura Pop. No Brasil, essa manifestação cultural teve início com as mídias audiovisuais na década de 60, tendo como destaque o National Kid como primeiro live-action exibido nacionalmente.

No 7º Festival do Japão em Minas, além das diversas atividades e manifestações culturais, teremos também o Espaço da Cultura Pop, com uma programação especial para o público adepto a essa.

Programação Espaço da Cultura Pop:

Dia 23/02, Sexta-feira
14h – Exibição de Clipes
18h – Apresentação de Covers
16h30 – Exibição de Clipes
20h – Karaokê Livre

Dia 24/02, Sábado
10h – Exibição de Clipes
14h – Apresentação de Covers
15h – Gincana J-Pop – “Qual é a dança?”
18h – Karaokê Livre

Dia 25/02, Domingo
10h – Exibição de Clipes
13h – Gincana J-Pop – “Qual é a dança?”
14h – Dança Livre
14h40 – Apresentação de Covers

Durante todo o evento:
Estúdio Fotográfico e Guarda-volumes para Cosplayers

Miss Nikkey Minas Gerais 2018

O Miss Nikkey MG 2018 será realizado no dia 24/02, sábado, às 19h30min, durante o Festival do Japão em Minas. O concurso tem por objetivo promover a integração das descendentes de japoneses, além da divulgação da beleza nipo-mineira.

Candidatas com ascendência japonesa de qualquer grau, entre 15 e 29 anos de idade, poderão se inscrever gratuitamente no site do Miss Nikkey, escolha Miss Nikkey MG, preencha o cadastro e anexe algumas fotos.

Candidatas que já participaram de edições anteriores também poderão se inscrever. Somente a primeira colocada do concurso 2017 não poderá participar em 2018.

Durante o Festival, as candidatas desfilarão com três trajes: vestido longo, happi (emprestado pela produção) e short jeans e regata branca. A primeira colocada, além de receber o título de Miss Nikkey Minas Gerais 2018, ganhará uma viagem para São Paulo para participar do Miss Nikkey Brasil. As vencedoras receberão também prêmios oferecidos pelos patrocinadores.

Palestras e Workshops Diversidade da Culinária Japonesa

Palestras e Workshops sobre a Diversidade da Culinária Japonesa. Chefs e sommeliers participantes:

Shin Koike • Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa
Yasmin Yonashiro • Sommelier certificada pela Sake Service Institute
Mary Sugimoto • Diretora de qualidade da ABGJ – Assoc. Bras. de Gastronomia Japonesa • Blog da Mary de Gastronomia
Miyuki Koizumi • Pós-graduada em Nutrição, Supervisora de Nutrição e Novos Negócios Hirota Foods
Caio Minami Yokota • Cozinheiro e Tecnólogo em Gastronomia e Ex-Bolsista JICA de Gastronomia

Inscrições no Espaço Gastronômico, durante a realização do 7º Festival do Japão em Minas.
Vagas Limitadas.

9º Seminário Internacional de Polícia Comunitária - Evento Paralelo ao Festival

22/02, quinta-feira – das 14h às 18hs.
23/02, sexta-feira – das 07h às 12hs.

Evento paralelo ao Festival do Japão realizado em conjunto com a Policia Militar de Minas Gerais. Convite à parte.

Confirmado neste Encontro, o 9º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLICIAMENTO COMUNITÁRIO – Sistema KOBAN – sobre bases fixas de policiamento para segurança de comunidades, da Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA. A experiência é tão bem sucedida que vem servindo de modelo para o programa da Polícia Militar, em alguns estados brasileiros.

Quando?!

23 a 25 de fevereiro de 2018

Horários

Dia 23, Sexta-feira, das 14h às 22h
Dia 24, Sábado, das 10h às 22h
Dia 25, Domingo, das 10h às 19h

Onde?!

EXPOMINAS - Belo Horizonte
Av. Amazonas, 6200

Quanto?!

R$16,00 inteira
R$8,00 meia-entrada*
por dia de evento
Ingresso à venda no local
nos dias do evento

*conforme Lei Municipal nº 9.070/2005
e Lei Federal nº 12.933/2013

Obs: O estacionamento é operado pela BH Park. R$10/hora e R$32/diária. Valores do estacionamento podem sofrer alterações sem aviso prévio.